Residência Permanente no Uruguai

  1. A Lei n° 19.254 do Uruguai junto ao “Acordo entre a República Federativa do Brasil e a República Oriental do Uruguai sobre Residência Permanente com o Objetivo de Alcançar a Livre Circulação de Pessoas” aprovado no ano 2017, beneficiam aos nacionais brasileiros para ter acesso à Residência Permanente no Uruguai por meio de um trâmite ágil, simples e gratuito
  2. A solicitação da Residência Permanente poderá se realizar através das Oficinas Consulares do Uruguai em Brasil, ou diretamente no Ministério de Relações Exteriores em Montevidéu, fazendo-o mais acessível e rápido para o usuário.

Poderá consultar os endereços e contatos da nossa rede consular no Brasil no seguinte endereço: http://www.emburuguai.org.br

O agendamento para o trâmite deverá ser feito na página do Ministério de Relações Exteriores www.mrree.gub.uy no item <Agenda de trâmites para Residências e Passaportes Oficiais / Diplomáticos>, onde deverá ser ingressada a solicitação.

O sistema lhe oferecerá uma data para marcar seu agendamento assim como também um arquivo com um instrutivo e o detalhe dos documentos que deverá apresentar no dia agendado.

O solicitante que deseje realizar o procedimento no Consulado em São Paulo, deverá entrar em contato nos telefones (11) 2879 6600 ou pelo e-mail cgsanpablo@mrree.gub.uy.

 3. Os solicitantes que fizeram agendamento na Seção Consular em Brasília, no dia agendado deverão apresentar-se pessoalmente com a seguinte documentação:

-RG ou passaporte.

-Certidão de antecedentes da Policia Federal (disponível no site http://www.pf.gov.br/)

-Comprovante de Residência no Brasil original (o comprovante pode ser uma fatura, extrato bancário, etc. a nome do solicitante e com endereço).

Carteira de Vacinação.

– “Ticket de confirmação” do agendamento on-line ou número de Referência do agendamento.

  4. Mesmo que não seja necessário para solicitar a Residência, o interessado deverá contar com sua Certidão de nascimento APOSTILADA para tramitar a identidade definitiva no Uruguai.

A apostila é feita nos cartórios. Para maior informação ver a seção “Legalizações de Documentos – Apostila” no site da Embaixada http://www.emburuguai.org.br. Para saber qual cartório emite a apostila terá que consultar o site da CNJ: www.cnj.gov.br.

Solicitamos agendar-se unicamente quando possuir todos os documentos necessários e se tenha certeza de que poderá apresentar-se no Consulado na data correspondente, devido a que as vagas disponíveis para agendamento são limitadas. Agradecemos a compreensão.