Requisitos necessários para viajar ao Uruguai

DOCUMENTAÇÃO

Tenha presente que a cédula de identidade ou RG, expedida pela Secretaria de Segurança Pública, é imprescindível como documento de identificação pessoal caso contrario poderá viajar com o passaporte. Alem disso é necessário obter nos postos da policia de fronteira o registro de entrada e saída do Uruguai, podendo com isso evitar contratempos futuros.

A Direção Nacional de Migração do Uruguai não impede o ingresso de turistas brasileiros que viagem com documentos emitidos a mais de dez anos, (sempre que validos, em bom estado de conservação e legíveis e que o titular do documento possa ser reconhecido com a sua fisionomia atual).Caso a foto possa gerar dúvidas sobre o reconhecimento do titular, sugerimos que TAMBÉM seja levado outros documentos mais recentes para sanar tal circunstância.

VIAGENS DE CARRO ou MOTO

Para viagens de carro ao Uruguai serão necessários:

 

– RG ou passaporte

– Carteira de motorista (a habilitação de conduzir do Brasil é aceita no Uruguai).

– Documento que ateste sua condição de turista, emitido por autoridade migratória na hora do ingresso;

– Título ou outro documento oficial comprovando a propriedade do veículo;

– Comprovante de seguro vigente (carta verde Res. MERCOSUL Nº 120/94. Certificado da apólice de seguro de responsabilidade civil por danos causados a pessoas ou objetos não transportados no veículo, a favor do proprietário ou motorista do veículo, com cobertura nos Estados Partes pelos quais for transitar).

 

O veículo registrado em um Estado Parte do MERCOSUL pode ser conduzido em outro Estado Parte unicamente pelo proprietário ou por pessoa por ele autorizada por meio de Procuração. Esta Procuração não será necessária caso o veículo seja conduzido pelo cônjuge ou por familiares do proprietário até segundo grau de consanguinidade (sempre que não sejam Residentes Permanentes no Uruguai) desde que possam comprovar sua vinculação com documentação própria.

 

Caso o veículo esteja financiado, somente será preciso obter a mencionada Procuração quando o título do veículo não esteja em nome de quem dirige (leasing).

 

A autorização do proprietário para realizar a viagem deve ser feita em cartório. Este Consulado não providencia modelos.

 

A autorização deverá ter a apostila da Haia. Esta apostila é feita nos cartórios. Para saber qual cartório emite a apostila se poderá que consultar o site da CNJ, www.cnj.gov.br.

 

O prazo de permanência no Uruguai para turistas é de 90 dias, renovável por mais 90 dias.

 

NOVAS REGRAS DE TRÂNSITO

É obrigatório, para todo veiculo automotor, que transite em áreas urbanas, interurbanas e rurais o uso de farol de luz baixa ligado permanentemente.

É obrigatório o uso de cinto de segurança para veículos que transitem em vias urbanas e interurbanas:

  1. Pelo motorista e pelos passageiros sentados nas poltronas dianteira e traseira dos automóveis e camionetas.
  2. Pelo motorista e pelos passageiros sentados nas poltronas dianteiras dos veículos destinados ao transporte de carga.
  3. Pelo motorista e eventual acompanhante que viaje na cabine do veiculo de transporte de passageiros.
  4. Por todos os passageiros em casos de veículos de transporte escolar.

O motorista poderá ser inabilitado de conduzir veiculo de qualquer tipo que trafegue pela via pública, nos casos em que a concentração de álcool no sangue, no momento de conduzir o veiculo, for maior à permitida por lei (0,3 gramas de álcool por litro de sangre)

O Poder Executivo reduzira gradualmente e num período de três anos a concentração de álcool no sangue permitida atualmente, para 0,3 gramas ou seu equivalente em termos de espirometria.

VACINAS

O Uruguai possui um alto nível de qualidade sanitária, não sendo necessárias vacinas especiais para ingressar ao país, como a vacina de febre amarela.

Observações: Dúvidas, entrar em contato com a Seção Consular da Embaixada (61) 3322-1200 o através do correio eletrônico: urubrasil@mrree.gub.uy