Revalidação

A documentação deve ser legalizada no Consulado do Uruguai na jurisdição correspondente ao interessado, com prévia intervenção do Ministério das Relações Exteriores da República Federativa do Brasil.

Títulos Universitários de Graduação e Pós-Graduação, strictu e latu sensu:

No âmbito do MERCOSUL os Estados participantes elaboraram uma série de instrumentos afim de facilitar a integração com fins acadêmicos:

  • Protocolo de integração Educativa para a Formação de Recursos Humanos a nível de Pós-Graduação entre os Países membros do MERCOSUL, firmado no dia 16 de dezembro de 1996.
  • Protocolo de integração Educativa para prosseguimento de Estudos de Pós-Graduação nas Universidades dos países membros do MERCOSUL, firmado no dia 16 de dezembro de 1996.
  • Acordo de Admissão de Títulos e Graus Universitários para o Exercício de Atividades Acadêmicas nos Estados que fazem parte do MERCOSUL, firmado no dia 14 de Junho de 1999.

A revalidação de título profissional para fins de exercício da atividade no âmbito trabalhista ou profissional compete a Universidade da República. Para maiores informações favor ligar no telefone: (5982) 4009201, ou através do portal: www.universidad.edu.uyNo Menu do Setor Ensino – Apostila ou legalização de estudos cursados no estrangeiro e Revalidação.

Diplomas e certificados de Ensino Médio (Ciclo básico e educação técnica, agrária e industrial):

Protocolo de Integração Educativa e Revalidação de Diplomas, Certificados, Títulos e Reconhecimentos e Estudos de Nível Médio Técnico, firmado no dia 5 de Agosto de 1995.

www.ces.edu.uy

Diplomas e certificados de Ensino Básico:

Protocolo de Integração Educativa e Reconhecimento de Certificados, Títulos e Estudos de Nível Primário e Médio Técnico, firmado no dia 5 de Agosto de 1994.

www.cep.edu.uy